Reformar apartamento alugado pode se tornar uma grande dor de cabeça. No entanto, não é incomum querer deixar os ambientes com a nossa cara. Ou seja, dar aquela mudada nas cores, incluir ou derrubar paredes, acrescentar luminárias, entre outras coisas. Porém, por se tratar de um espaço que possui um proprietário, sempre vem aquela dúvida: é possível fazer alterações?
Pensando nisso, preparamos um conteúdo com tudo o que você precisa saber na hora de idealizar a reforma do imóvel alugado. Continue a leitura e confira!
Posso reformar apartamento alugado?
A resposta é: depende! Geralmente, o locatário pode reformar apartamento alugado, no entanto, é preciso que o proprietário do imóvel dê a autorização. Sendo assim, você não pode sair fazendo mudanças conforme a sua vontade.
Se o dono do imóvel tiver consentido, não há empecilhos que te impeçam de fazer as mudanças. Mas alertamos: para evitar problemas futuros, é preciso que essa permissão esteja por escrito e anexada ao contrato de aluguel.
Outra boa prática, é, antes de realizar qualquer reforma, consultar o locador para conhecer toda a estrutura do imóvel. Além disso, é preciso entender as regras do condomínio, isso ajuda a evitar o recebimento de multas e a necessidade de ter que desfazer todo o processo de mudança.
Enfim, não vale a pena sair quebrando e furando paredes do imóvel alugado sem ter as reformas autorizadas pelo proprietário. Cometendo essas irresponsabilidades, com certeza, você só terá dor de cabeça.
O que pode ser feito?
Com todas essas burocracias na locação de imóveis, muitos inquilinos acabam se perguntando: mas afinal, o que pode ser feito no meu apartamento alugado? Bom, algumas reformas são permitidas — se tiverem o consentimento do proprietário —, já outras não podem acontecer de jeito nenhum. Confira quais você pode fazer.
Pintar as paredes
Pintar as paredes é uma ótima solução para quem quer mudar o apartamento sem muita dor de cabeça. Essa é uma das primeiras coisas que muitos pensam quando se mudam para uma nova casa.
Com essa simples mudança, um toque de cor, é possível experimentar as sensações de pertencimento e aconchego, tudo o que esperamos sentir quando estamos em casa.
O melhor de tudo é que quando você sair do apartamento precisará entregá-lo com uma pintura nova — se o recebeu assim —, dessa forma, já que vai ter que fazer essa etapa, por que não aproveitar e deixá-lo do jeito que você sempre quis enquanto mora ali?
Fazer instalações elétricas
Outras reformas possíveis de serem feitas em apartamentos alugados são as instalações elétricas. Desde a fixação de chuveiros e torneiras, até a instalação de novos pontos de iluminação, como os trilhos com spots e soquetes.
Assim, seu espaço ficará muito mais agradável e charmoso, com aquele toque pessoal muito importante para você se sentir em casa.
Instalar cortinas, quadros e prateleiras
Itens decorativos, como cortinas, quadros e prateleiras, são ótimas opções para quem quer dar um novo visual para o apartamento sem mexer muito.
No entanto, assim como qualquer reforma, antes de colocar esses produtos, é necessário pedir a autorização do locatário, já que, para fazer a instalação, é preciso furar paredes ou adesivar.
Dicas para reformar apartamento
Reformar o apartamento alugado não é tão difícil, porém pode ser uma tarefa demorada porque é bastante burocrático. Por isso, separamos algumas dicas que podem facilitar ainda mais essa etapa. Confira!
Faça um bom planejamento
Antes de mais nada, é primordial elaborar um bom planejamento da reforma. Coloque no papel tudo o que deseja fazer, quais os passos para atingir o objetivo e os profissionais contratados para o serviço.
Dessa forma, quando apresentar para o locatário, ele ficará ciente de todas as ações, sentindo mais segurança em autorizar as mudanças. Esse passo evita problemas e desalinhamentos futuros.
Contrate bons profissionais
Contratar bons profissionais também é uma forma de garantir que a reforma não gere dor de cabeça. Com as pessoas certas, é provável que a sua obra ocorra de maneira mais tranquila e gere resultados positivos. Portanto, opte sempre por contratar empresas sérias, que sejam qualificadas e tenham experiência.
Siga as regras do condomínio
Como já ressaltamos anteriormente, é imprescindível seguir as regras do condomínio na hora de fazer sua reforma. Procure se informar sobre o horário permitido para as obras, mesmo que seja apenas furar uma parede. Essa simples ação ajuda a evitar problemas com os vizinhos.
Alugar um imóvel pode ser complicado, principalmente por achar que o lugar não combina com o seu estilo, não é mesmo? No entanto, tudo pode ser conversado e, antes de fechar o contrato, tenha uma diálogo franco com o proprietário e explique suas preocupações.
São vários os jeitos e ideias para reformar apartamento alugado. Tudo o que você precisa fazer é garantir que o proprietário esteja ciente e autorize as mudanças. Com isso, é possível deixar sua casa do jeito que você sempre sonhou!
Quer descobrir qual estilo de decoração mais combina com você? É simples: basta clicar no banner abaixo e responder algumas perguntas. Em poucos minutos você já tem a resposta! É fácil, rápido e divertido.