A primavera é a estação em que a natureza se enche de cores e perfumes, trazendo uma atmosfera leve para os ambientes. No Brasil, diversas espécies de plantas florescem durante esse período, e muitas delas podem ser cultivadas dentro de casa ou em varandas, compondo a decoração com charme e frescor. Além de embelezar, as flores têm o poder de proporcionar sensação de acolhimento e vivacidade.
Begônias

As begônias florescem com delicadeza em tonalidades que variam do vermelho ao amarelo, sendo fáceis de manter em apartamentos e casas. Gostam de ambientes iluminados, mas sem exposição direta ao sol, e pedem regas frequentes, porém leves, para evitar o apodrecimento das raízes. Além disso, ficam muito bem em vasos decorativos, trazendo um ponto extra de cor para destacar a beleza de móveis como aparadores, buffets e mesas.
Orquídeas

As orquídeas são símbolos de elegância e adaptam-se bem ao clima brasileiro. A orquídea Phalaenopsis, por exemplo, pode florescer por meses, com pétalas em tons delicados de branco, rosa e lilás. Já a orquídea Cattleya, muito tradicional, encanta com flores grandes e perfumadas.

Para cultivá-las em casa, é essencial deixá-las em locais com boa iluminação indireta e garantir boa ventilação. Os vasos transparentes ajudam a observar a umidade das raízes. Que tal decorar a mesa lateral da sala de estar com um belo vaso de orquídea?
Azaleias

Muito conhecidas no paisagismo brasileiro, as azaleias florescem intensamente na primavera, exibindo tonalidades como rosa, vermelho e branco. Em casa, ficam ótimas em vasos médios próximos a janelas ou varandas ensolaradas. Gostam de sol direto por algumas horas do dia e precisam de regas regulares, sem encharcar o solo.
Lírio-da-Paz

Apesar de florescer também em outras épocas, na primavera o lírio-da-paz (Spathiphyllum) tende a se desenvolver com mais vigor. Suas flores brancas elegantes contrastam com o verde intenso das folhas, sendo perfeitas para ambientes internos. Essa planta aprecia locais com luminosidade indireta e solo levemente úmido.
Bougainvillea: A Querida Primavera

No Brasil, ela é popularmente chamada de Primavera, mas cientificamente seu nome é Bougainvillea, uma planta trepadeira de crescimento vigoroso, que se adapta perfeitamente ao nosso clima.
Originária da América do Sul, ela encanta com suas brácteas coloridas em tons de rosa, roxo, vermelho, branco e até laranja. Floresce principalmente entre setembro e março, período de primavera e verão no hemisfério sul.

A primavera pode se adaptar a vasos grandes em espaços com bastante incidência solar, mas é uma planta ideal para cultivar e decorar áreas externas como varandas, quintais, muros, pergolados e jardins.
É resistente, mas precisa de podas regulares para manter o formato e estimular novas florações, adicionando muita beleza, cor e vivacidade ao espaço.
Violetas

Pequenas e delicadas, as violetas são clássicos da decoração de interiores. Suas flores, que aparecem em tons de roxo, rosa e branco, são típicas da primavera e podem durar bastante tempo quando bem cuidadas.
Prefira colocá-las próximas a janelas de luz difusa, como as protegidas por cortinas, por exemplo, e mantenha o solo úmido, sem molhar as folhas, para evitar manchas.
Hibisco

Para quem tem varandas amplas ou jardins espaçosos, o hibisco é uma ótima opção. Suas flores grandes e tropicais, em cores como vermelho, rosa, amarelo e laranja, trazem uma atmosfera vibrante e alegre para a decoração. Adaptam-se muito bem ao clima quente brasileiro, desde que recebam bastante luz solar e regas regulares.
LEIA TAMBÉM — Samambaia: Guia prático para cultivar em casa.
Ter plantas floridas em diferentes cômodos valoriza a decoração e cria ambientes mais acolhedores, alegres e inspiradores.

Celebre a chegada da primavera adicionando um pedacinho da natureza em sua casa!



