A cozinha é um dos principais cômodos da casa, onde as refeições são feitas e toda a família é reunida para celebrar ocasiões especiais. No entanto, é também um dos lugares da residência que mais fica sujo e bagunçado facilmente. Por isso, é uma tarefa bastante difícil ordenar e manter o espaço bem otimizado para descomplicar as tarefas diárias realizadas ali.
Pensando nisso, separamos dez dicas práticas e fáceis de como organizar a cozinha para você colocar em prática hoje mesmo! Continue a leitura do texto e confira.
Por que organizar a cozinha?
Ter uma cozinha organizada não serve só para deixá-la bonita. Muitas pessoas arrumam o cômodo principalmente pela otimização de espaço, tempo e higiene.
Imagine que vai fazer um preparo, mas todos os ingredientes estão espalhados e você não sabe onde achar. Dessa forma, terá que desprender alguns bons minutos até conseguir reunir tudo.
Com a cozinha organizada e os ingredientes rotulados, você não precisará gastar esse tempo extra para sair procurando por eles. A receita ficará pronta muito mais rápido e você não se estressará tanto.
Como otimizar o espaço na cozinha?
Se sua cozinha é pequena e você precisa otimizar o espaço, saiba que com algumas dicas é possível deixá-la muito mais dinâmica. Desde a disposição de móveis até a escolha de alguns acessórios, tudo é importante na hora de economizar centímetros extras. Confira!
Invista em prateleiras
Uma boa ideia para as cozinhas pequenas é investir em prateleiras ao invés de armários. Por ocupar menos espaço, elas garantem organização ao lugar, fazendo com que ele fique mais amplo.
- Saiba mais – dicas práticas de como reformar casa sem erros!
Além disso, as prateleiras são muito versáteis. Elas podem abrigar eletrodomésticos, cestos organizadores, potes, vasos e muitos outros objetos. Outra funcionalidade legal desse móvel é que a parte debaixo também pode ser utilizada. Colocando alguns ganchos, eles servem para pendurar canecas, talheres, toalhas e panos de prato.
Utilize as paredes
Caso você queira economizar ainda mais espaço, há a opção de utilizar as paredes da sua cozinha para guardar alguns itens. Com ganchos, trilhos e outras ferramentas, você pode criar uma decoração bem bonita dispondo panelas, canecas, conchas e escumadeiras direto no concreto.
Essa técnica funciona muito bem para famílias que não têm crianças pequenas.
Abuse de todos os espaços
Para ter ainda mais espaço, uma ótima dica é dar utilidade a todas as frestas da cozinha. Seja criativo e pendure ganchos nas portas dos armários para ter mais armazenamento, utilize as laterais do fogão e da geladeira para pendurar com ventosas ou ímãs os panos de prato e porta-temperos etc.
Tudo pode ser repensado e ganhar uma nova funcionalidade na cozinha. Se tiver alguma ideia, vá em frente e deixe o espaço ainda mais confortável e otimizado.
Opte por eletrodomésticos embutidos
Outra dica para economizar espaço é, se o orçamento permitir, optar por eletrodomésticos embutidos nos móveis. O micro-ondas, por exemplo, é um dos campeões em ocupar lugar nas cozinhas. Se esse aparelho for disposto dentro do armário, já economizaria muitos centímetros de uma bancada.
Para embutir eletrodomésticos, é necessário entrar em contato com profissionais especializados no assunto e planejar um projeto para que tudo fique da melhor forma possível.
Invista em uma boa despensa
A despensa é um móvel curinga para ajudar na organização da cozinha. Com ele, os mantimentos e utensílios ganham um bom espaço para serem armazenados, resultando em um cômodo muito mais arrumado e sem bagunça.
Com a despensa, você pode juntar todos os alimentos em um só lugar, facilitando na hora de escolher os ingredientes. Além disso, há a possibilidade de incluir organizadores para cozinha que facilitam ainda mais a vida dos moradores da casa.
Dicas para organizar a cozinha
Saber como organizar uma cozinha pode parecer uma atividade desafiadora, mas com as dicas certas ela é bem simples de realizar e vai mudar a forma como você vê esse cômodo. Confira agora dez recomendações e aplique em sua casa hoje mesmo!
1. Livre-se do que não usa mais
Organizar a cozinha é, também, um processo de autoconhecimento. Muitas pessoas têm mania de guardar coisas que não utilizam mais e isso acaba lotando o cômodo desnecessariamente.
Por isso, o primeiro passo para ter uma cozinha organizada é tirar todos os produtos do armário e separar um por um. Analise a data de validade dos alimentos armazenados, veja se encontra em copos e louças do dia a dia algum trincado ou rachadura e separe para jogar fora.
Observe também se sua cozinha tem muito do mesmo. Por exemplo, pode ser que você encontre cinco escumadeiras ou espátulas na gaveta. No entanto, não é necessário guardar um número muito grande se você utiliza um ou dois desses utensílios. Nesse caso, mantenha apenas o que for realmente usar e doe o restante — se estiver em boas condições, é claro.
2. Separe tudo por tipo
Depois que tiver feito uma análise do que guardar e jogar fora, organize o que sobrar por tipo. Por exemplo, separe os itens mais usados, como panelas, copos e pratos, daqueles reservados apenas para receber visitas ou celebrações especiais.
Dessa forma, fica muito mais ágil achar o que precisa quando for usar. Os utensílios rotineiros podem ficar mais visíveis e dispostos em armários da cozinha estratégicos para facilitar e otimizar tempo. Já os que são menos usados devem ficar separados, em um canto só deles.
3. Deixe os mais utilizados sempre à mão
Engana-se quem pensa que os objetos podem ser dispostos de qualquer jeito. De acordo com os profissionais de personal organizers (ou organização pessoal, em português), os utensílios mais utilizados precisam ser colocados na linha dos olhos e do joelho.
Isso deve ser feito porque fica mais fácil visualizar e alcançar os objetos.
4. Organize por tamanho
Como já ressaltamos anteriormente, é necessário que você consiga visualizar tudo o que tem no armário, por isso, uma boa dica é organizar os objetos por tamanho. Deixe os copos menores na frente e as taças, que são maiores, atrás. Mesma coisa com os temperos e os mantimentos.
Outra sugestão bacana é, no caso dos potes de plástico, empilhá-los por tamanho. Junte os que são parecidos e arrume-os no armário, deixando os menores na frente e os maiores atrás.
5. Arrume os temperos
Os temperos são muito importantes em uma cozinha. Uma boa sugestão é tirá-los dos saquinhos e transferi-los para potes específicos de armazenamento. Além de deixar tudo mais organizado e fácil de visualizar, mudar esse hábito pode fazer com que o condimento dure por mais tempo e fique mais fresco.
Existem diversos modelos de porta-temperos disponíveis no mercado, você pode escolher um que combine mais com seu estilo e que facilite o preparo das refeições na sua cozinha. Uma boa ideia é identificá-los com adesivos. Dessa forma, não há risco de confundir e acabar estragando o prato.
6. Dedique um tempo especial para as gavetas
Se tem um canto da cozinha que fica bem bagunçado são as gavetas. Por isso, é importante dedicar um tempo para arrumar essa parte. A primeira dica é utilizar organizadores para separar os talheres. Dessa forma, eles ficam em um lugar dedicado para serem encontrados mais facilmente.
Na primeira gaveta deixe as facas, os garfos e as colheres. Já na segunda, organize os acessórios de cozinhar, como escumadeira, espátula etc. A terceira pode ser dedicada aos panos de prato, jogos americanos, toalhas e outros tecidos.
7. Invista em ganchos
Como já afirmamos, os ganchos são ótimos para se ter nas cozinhas. Se dispostos em lugares estratégicos, eles conseguem deixar diversos utensílios sempre à mão, facilitando na hora de pegá-los.
Nesse caso, deixe apenas os objetos menores e leves, como escumadeira e pano de copa. Canecas grandes, por exemplo, ficam melhores acomodadas nos armários.
8. Deixe as panelas com tampa
Uma boa dica para quem perde as tampas de panelas com facilidade é guardá-las em conjunto. Esses utensílios precisam ser armazenados em um lugar de fácil acesso, por isso, nossa sugestão é deixá-los embaixo da pia.
- Confira também – saiba tudo sobre como reformar apartamento alugado
Guarde apenas as panelas e tampas que você realmente utiliza, para evitar o acúmulo desnecessário de coisas.
9. Deixe as travessas na vertical
Um dos erros mais comuns na hora de guardar louças e travessas é deixá-las na horizontal. Desse modo, elas ocupam muito mais espaço e podem gerar pilhas muito grandes. Sendo assim, esse não é o melhor método de organização.
Uma boa ideia é deixar esses utensílios na vertical. Com isso, ficará muito mais fácil identificar o que é cada coisa, além de deixá-los equilibrados e bonitos visualmente.
Invista em produtos práticos para a cozinha.
10. Torne a organização parte da sua rotina
Caso você esteja se perguntando como manter a cozinha organizada, a resposta é simples: torne essa tarefa uma rotina. No começo, pode parecer meio forçado e sem sentido, no entanto, depois você vai se acostumando e acontecerá de forma natural.
Lembre-se que o trabalho pesado será apenas no primeiro dia. Depois, é só manutenção e será muito mais tranquilo. Além disso, tenha em mente que essas são apenas algumas dicas; nada é regra. Você pode adaptar para sua rotina e modo de fazer de acordo como a sua família utiliza o cômodo.
Com essas sugestões, sua cozinha ficará muito mais organizada e confortável. Será uma ótima mudança! Se você gosta de conteúdos como esse e quer receber diretamente no seu e-mail, então não deixe de assinar a newsletter da Minha Loja de Móveis!