O processo de trocar de casa é emocionante e desafiador. Muitas pessoas ficam bastante animadas para começar uma vida nova em um lugar diferente, mas tem bastante dificuldade em saber como organizar a mudança para não transformar o sonho em pesadelo.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar nesse processo e evitar dor de cabeça. Continue a leitura e veja como a organização da mudança bem planejada faz diferença na hora de trocar de endereço!
Planejando a mudança
Uma das primeiras dicas para organizar a mudança é planejamento. É muito importante fazer as coisas com antecedência para evitar imprevistos e outras situações chatas. Antecipar-se, anotar todo o processo, empacotar com calma e, se for o caso, contratar serviços específicos para o transporte são os segredos de uma transição de sucesso.
Dessa forma, para que o processo de mudança seja bem planejado, são necessários alguns passos. Confira quais são!
Explore a casa nova antes de mudar
Pode parecer óbvio, mas conhecer os detalhes da casa antes de mudar é bastante importante e, devido a uma série de fatores, algumas pessoas negligenciam esse passo. Para evitar problemas futuros e saber realmente o que pode ser levado para a nova residência, é necessário que você faça uma visita completa e bastante demorada.
Vá em um momento que você tenha bastante tempo, tire as dúvidas com o proprietário ou com a imobiliária, fotografe e meça todos os cantos. É dessa forma que você vai conhecer a casa e saberá, por exemplo, se seus móveis vão caber nos novos cômodos ou se serão necessários alguns pequenos reparos.
Estude as medidas do seu novo lar
Como já afirmamos anteriormente, medir os cômodos do seu novo lar é essencial. Para evitar dor de cabeça, uma boa dica em relação à disposição dos objetos pessoais é montar um pequeno projeto visual e, para isso, será necessário aquela medição de cômodos que ressaltamos lá em cima.
Pensar nos espaços e na disposição dos objetos e móveis é uma maneira bem eficiente de se organizar e idealizar a casa nova sem confusões. Além disso, esse planejamento evita surpresas desagradáveis, como mobílias grandes demais ou muito pequenas.
Faça um checklist da mudança
Uma das dicas de mudança mais eficientes é criar um checklist. Com esse método, além de controlar melhor o passo a passo dessa troca de endereços, você ficará ciente de todas as etapas do processo, evitando erros e esquecimentos — afinal, são muitas coisas com as quais se preocupar.
O checklist de como organizar mudança de apartamento ou casa pode ser feito de várias formas: anotações em um bloco de notas, utilização de planilhas digitais, planejamento em um caderno ou agenda e, até mesmo, aplicativos.
O importante no checklist é definir as prioridades e a sequência do que deverá ser feito para concluir a mudança sem surpresas desagradáveis. Por exemplo, antes de anotar que precisa organizar um armário, é necessário colocar que é preciso montá-lo primeiro.
Ao definir a ordem das tarefas, não pule etapas e tente seguir à risca todos os processos do checklist. E, ao finalizar uma ação, não deixe de marcá-la como concluída no seu bloco de notas ou planilha.
Como organizar a mudança
Depois de planejar a mudança, é hora de organizar os itens e prepará-los para a nova casa. Para isso, algumas dicas também são importantes, confira.
Embale os objetos
Embalar os objetos é sempre uma tarefa desafiadora. Por isso, saber como organizar a mudança em caixas é essencial para que tudo fique bem acomodado e o espaço seja otimizado. Uma primeira dica é começar a embalar aquilo que for menos importante primeiro, por exemplo as roupas de camas e toalhas.
No entanto, antes disso, é necessário separar caixas de papelão, malas, plástico bolha, fitas adesivas, sacos plásticos e outros materiais necessários para iniciar esse processo.
Para facilitar a organização, separe os itens por estação, ou seja, as roupas de inverno em um local e as de verão em outro. Comece por aquelas que estão guardadas e que você não utiliza com frequência.
Embale os objetos de forma ordenada e organizada. Separe as caixas por cômodos para facilitar a distribuição na hora de descarregar os objetos do serviço de transporte e também para evitar itens perdidos.
Uma boa dica de como organizar mudança em caixas é separar os pertences por uso. Utensílios de cozinha, por exemplo, precisam ficar juntos, nada de misturá-los com objetos decorativos.
Uma ótima dica para otimizar espaço é se livrar daqueles itens que você não usa mais. Separe-os e defina um destino final para eles. Se estiverem em boas condições, é possível doar, caso estejam estragados, descarte-os de forma correta.
Na hora de embalar os objetos frágeis, enrole-os em plástico bolha ou jornal e acomode-os de uma forma que fiquem bem posicionados e sem atrito. Para uma melhor organização, sinalize o que cada caixa contém. Assim, você não ficará perdido na hora de desempacotar toda a mudança.
Contrate serviços especializados
Caso você precise de ajuda na hora de fazer a mudança, uma boa ideia é contratar uma empresa de confiança para te auxiliar nessa tarefa. Além de ser prático e te livrar de algumas funções, os serviços especializados são a garantia de que seus móveis serão desmontados e montados da maneira correta, evitando problemas e danos à mobília.
Outro ponto vantajoso desses serviços, principalmente se você está pensando em como organizar mudança de cidade, é que eles podem facilitar o processo e oferecer um desconto para que o custo não seja tão alto.
Uma das grandes dicas de como organizar a mudança é contratar uma diarista para fazer a higienização da casa nova e da antiga. Assim, a limpeza, que é um passo importante da troca de endereço, é realizada de forma profissional e prática, otimizando seu tempo.
Pós-mudança
Depois de organizar toda a mudança, colocar no caminhão de transporte e chegar no novo endereço, é hora de desempacotar tudo e dispor os objetos em um lugar diferente. Essa etapa também pode gerar muitas confusões e dor de cabeça, por isso, seguir algumas dicas pode facilitar o processo.
Organize por prioridade
O processo de desempacotamento é inverso ao do empacotamento, ou seja, ao invés de começar pelos itens menos usados, você precisa priorizar aqueles mais importantes. Tente fazer um cômodo de cada vez. A cozinha, por exemplo, é um bom início.
O quarto é outro espaço que precisa estar no topo da lista, já que, nada é mais importante que uma noite bem dormida. Organize as roupas e objetos pessoais em um local adequado para ter um sono mais tranquilo.
Desempacote o restante
Depois de definir a prioridade de organização, está na hora de começar a desempacotar o restante dos objetos. Enfeites, brinquedos e acessórios da casa não são itens essenciais e podem ser arrumados ao longo do tempo.
Fazer essas acomodações com calma é essencial para que a mudança para a nova casa aconteça de maneira ordenada, sem dor de cabeça e situações desagradáveis. Com isso, você não precisará reorganizar tudo posteriormente.
Confira o checklist
Por fim, depois de tudo organizado em seu devido lugar, é hora de conferir aquela checklist que você montou lá no começo. Veja se tudo foi cumprido e se há alguma coisa que foi esquecida e ficou para trás.
Essa é uma boa forma de finalizar a mudança e quando você ver toda a lista feita, pode ter certeza que terá uma sensação de satisfação e sentimento de alegria.
Com essas dicas, temos certeza de que você fará uma mudança tranquila e sem nenhum problema. Viva e comemora a experiência de mudar de casa de forma prática e sem dor de cabeça para atrapalhar o momento.
Quer conferir mais conteúdos como esse e recebê-los direto na sua caixa de e-mail? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter!