Pensar em como reformar a casa sempre gera dor de cabeça, antes mesmo de começar. Geralmente, associada a muito quebra-quebra e ao trabalho de pesquisa da melhor mão de obra, dar aquele up no lar, às vezes, gera ansiedade e confusão.
Pensando nisso, separamos algumas dicas básicas que você pode aplicar na reforma da casa para evitar gastos desnecessários e surpresas desagradáveis. Continue a leitura e confira!
Faça um planejamento
O primeiro passo do projeto de reforma é fazer um planejamento. Saiba exatamente o que você pretende, como deseja alcançar isso, quanto está disposto a gastar e qual o prazo. Com essa dica, é possível economizar e garantir que as surpresas desagradáveis não apareçam no orçamento.
- Leia também – saiba tudo sobre como reformar apartamento alugado
Isso acontece porque, com um bom planejamento, repleto de detalhes, você consegue se antecipar e saber no que precisará investir e quanto gastará, sem ter que quebrar a cabeça depois com algo inesperado. Se você procura saber como reformar a casa com pouco dinheiro, essa é uma ótima alternativa.
Além disso, o planejamento auxilia a ordenar os processos, sem que você tenha que refazer um trabalho depois.
Defina um orçamento
Uma das principais dicas para reforma é definir um orçamento. Essa é outra forma de economizar nesse processo e evitar que tudo saia do controle.
Para fazer essa tarefa, pesquise profissionais, materiais e outros itens que achar necessário. Negocie muito e tente encontrar os fornecedores que ofereçam o melhor custo-benefício.
Caso o orçamento fique muito apertado e comprometa seu salário, vale a pena guardar um pouco de dinheiro todo o mês e deixar a reforma para o futuro.
Crie um cronograma
Na reforma, tempo é dinheiro, por isso, para não fugir do seu orçamento, é muito importante controlar as horas gastas no projeto a partir de um cronograma.
Você pode pedir ajuda profissional ou fazer por conta própria. Se decidir pela segunda opção, lembre-se de colocar prazos possíveis de serem cumpridos. Nada de traçar metas irreais que só vão te estressar.
Marque no calendário tudo o que precisa ser feito e mande uma cópia para todos que estão no projeto. Não se esqueça de cobrar que esses prazos sejam cumpridos. Assim, você evita preocupações desnecessárias.
Escolha bons profissionais
Outra dica que pode ser o sucesso ou a ruína da sua reforma é a escolha dos profissionais que vão atuar nela. Nesse caso, nem sempre o barato é o melhor, por isso pesquise muito antes de bater o martelo.
Seja em reforma de casas pequenas ou grandes, ter um profissional parceiro e comprometido te dá mais segurança e menos estresse. Analise os currículos de cada um e peça indicações de amigos e colegas que fizeram reformas recentemente.
Invista em materiais de qualidade
A escolha dos materiais para a tão sonhada reforma precisa ser feita com responsabilidade e comprometimento. Esse é outro ponto importante para evitar gastos desnecessários e estresse.
Não adianta escolher materiais baratos e ter que trocá-los em pouco tempo. Planejar a reforma é pensar no futuro, e não apenas no presente, por isso é tão importante investir em produtos que durem um longo prazo — afinal, você não vai querer renovar sua casa tão cedo, não é mesmo?
- Confira – conheça as melhores madeiras para móveis
Procure sempre a ajuda de um profissional para escolher os melhores materiais e aqueles que compensam em relação ao custo-benefício.
Essas são apenas algumas dicas fáceis que você pode aplicar na sua reforma. Lembre-se sempre de se atentar a esses pontos e, assim, evitar estresse e dor de cabeça desnecessários. Aproveite esse momento para sonhar e deixar seu lar do jeito que sempre quis!
Quer receber conteúdos como esse direto na sua caixa de e-mail? Então, assine a newsletter da Minha Loja de Móveis. Basta preencher o formulário abaixo e pronto!