A decoração com artesanato está cada vez mais presente nos interiores das casas e outros ambientes. Geralmente, são objetos produzidos com matéria-prima natural, como sisal, tecidos, tinta, madeira, entre outros. Sendo uma das principais tendências do ano, esses trabalhos deixam os espaços muito mais aconchegantes e convidativos.
Se você gosta de decoração rústica, ideias diferentes, criativas e bonitas, enfeitar sua casa com artesanatos pode ser uma ideia interessante. Continue com a leitura do post e saiba como utilizar essas peças.
Como incluir artesanato em casa
Incluir artesanato em casa é bastante simples. Por ser um trabalho à mão, é possível que você mesmo faça, deixando seu espaço ainda mais personalizado e especial.
Além disso, por alguns objetos serem produzidos com materiais e ferramentas básicas, qualquer pessoa pode fazer, mesmo as que pensam que não são boas com trabalhos manuais.
- Leia também – conheça as principais cores para casa moderna!
Peças de artesanatos são feitas à mão, dessa forma, costumam ter mais identidade e características próprias, por isso acabam por valorizar ainda mais os espaços.
Sendo assim, com qualquer item feito por você manualmente — mesmo que não seja perfeito, esse é o charme dos artesanatos — ou por outra pessoa especial, é possível deixar diversos ambientes da casa com um aspecto aconchegante.
Saiba como decorar cada ambiente com objetos decorativos artesanais.
Cozinha e sala de jantar
A cozinha e a sala de jantar são ótimos ambientes para quem quer incluir artesanato para casa. Além da reutilização de diversos itens, como potes de conserva, latas de alumínio, garrafas, entre outros, é possível desenvolver lindas peças práticas para enfeitar e organizar o espaço.
De maneira geral, você pode fazer descansos de mesa, tapetes, cortinas etc. Uma ideia bastante interessante é fazer porta-talheres com rolhas de vinhos ou espumantes. Ao invés de jogar fora esses itens, reaproveite-os e deixe sua cozinha ainda mais sofisticada com um toque de estilo rústico.
Para as salas de jantar modernas, você pode dar um toque artístico com os sousplat e porta-copos de crochê, por exemplo. São inúmeras possibilidades, basta soltar a criatividade.
Confira o vídeo da Lidy Almeida ensinando como fazer decoração com latas de alumínio.
Sala de estar
Decorar sala com artesanato é bem fácil. Esse é outro espaço que permite uma série de itens manuais para enfeitar o ambiente. Desde peças mais simples, como vasos feitos de garrafas de vidro, até algumas mais complexas, como capa para almofadas de crochê, há diversas possibilidades lindas para deixar esse cantinho ainda mais aconchegante.
Uma boa ideia para esse espaço é criar peças que façam com que você se sinta o mais confortável possível. Além disso, por ser um cômodo muito familiar e que acomoda visitas, aposte na personalização do ambiente, deixando-o com a sua cara.
Já quem não abre mão do estilo minimalista, opte por artesanatos em cores neutras e tamanhos menores. Já quem que não abre mão de tons fortes pode usar e abusar de fios diferentes de tecido para fazer um crochê bem bonito para enfeitar o sofá.
Confira 36 ótimas ideias de artesanato do canal Ideias Incríveis para decorar a sua casa.
Banheiro
Os banheiros, geralmente, são os menores cômodos da casa, dessa forma, praticidade é o principal requisito na hora de decorar o espaço. Por ser um lugar que precisa estar sempre limpo e organizado, é preciso ter cuidado ao escolher os artesanatos para adornar o ambiente.
Uma boa ideia para deixar os banheiros ainda mais charmosos são as toalhas de rosto bordadas. Além de serem peça única e totalmente personalizada, esses são itens essenciais do ambiente. Para quem não quer se aventurar nessa técnica, existem diversos artesãos que montam kits lindos.
Outra opção legal para os banheiros são nichos e prateleiras feitos de caixas ou caixotes de madeira, que podem ser pintados da maneira que quiser e dispostos da forma mais conveniente para sua rotina nesse espaço.
Área externa
Além dos espaços internos, é possível decorar as áreas externas da casa com objetos artesanais. Uma boa ideia, nesses casos, são os jardins verticais com canos de PVC ou calhas. Bem simples de montar, ele deixa o lugar bastante prático, já que você poderá cultivar seus próprios temperos e ainda faz com que o ambiente muito mais bonito.
Outra opção para as áreas externas é utilizar paletes para criar móveis versáteis. Com esses itens, é possível fazer diversas combinações. Tudo vai do estilo que você quer seguir e quanto tempo quer gastar colocando a mão na massa na hora de criar.
O artesanato é um campo cheio de criatividade com diversas opções de objetos para combinar com todos os gostos e integrar muitos ambientes. Uma boa ideia é sempre harmonizar esses itens artesanais com os móveis que você já possui em casa. Dessa forma, um complementa o outro, criando um espaço único.
Quer receber conteúdos exclusivos como este direto na sua caixa de entrada? Então, não deixe de assinar a newsletter da Minha Loja de Móveis!