A madeira é a matéria-prima mais utilizada para a fabricação de móveis, segundo estudos do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). Por trazer bastante sofisticação para o ambiente, ser durável e versátil, a movelaria com esse tipo de material está entre as opções mais escolhidas por profissionais da área de decoração de interiores, arquitetos e público em geral.
No entanto, é necessário saber quais são as melhores madeiras para móveis, já que diferentes peças precisam de estruturas distintas. Áreas externas, por exemplo, demandam uma matéria-prima resistente aos agentes da natureza, como chuva e sol forte, para não sofrer nenhum dano.
Quer conhecer os melhores tipos de madeira para móveis? Então, continue a leitura e saiba mais sobre essa matéria-prima versátil e sofisticada.
Quais as melhores madeiras para móveis?
Como já ressaltamos acima, a madeira é uma das principais matérias-primas utilizadas por fabricantes de móveis. No entanto, não é qualquer tipo de material que pode ser usado. São necessários cuidados básicos para evitar danos ao meio ambiente e também ao produto final.
- Leia também – conheça as principais cores para casa moderna!
Quando a peça está dentro da legalidade, ela possui o Documento de Origem Florestal (DOF), que atesta a cadeia produtiva da madeira, ou seja, que a fabricante seguiu todas as normas internacionais do bom manejo florestal. Além disso, é importante que ela venha de reflorestamento para prevenir danos ao meio ambiente.
Também é necessário que o acabamento seja impecável e que a madeira tenha um tratamento específico para evitar a proliferação de fungos, cupins e outros microrganismos.
Principais tipos de madeiras para móveis
Existem diversos tipos de madeiras, desde as mais resistentes e ásperas até as maleáveis e macias. Dentre essas variedades, há opções que são melhores para os móveis, já que são fáceis de serem trabalhadas e garantem um bom acabamento. Confira quais são!
Pinus
Pinus é uma madeira de reflorestamento, ou seja, tem uma grande vantagem do ponto de vista ambiental. Ela é macia na hora de cortar e tem textura fina. Além disso, é resistente, durável, de alta qualidade e tem tonalidade de um castanho-claro.
A pinus é ótima opção para quem pretende deixar as salas de estar sofisticadas e modernas. A madeira pode ser utilizada na fabricação de racks, estantes e prateleiras. No entanto, é preciso ter cuidado especial na hora de limpar esses móveis. Utilize apenas um pano macio e sabão neutro para não deixá-los opacos e sem vida.
Eucalipto
A madeira de eucalipto pode ser usada em área externa e interna. Devido sua alta resistência e durabilidade, esse material é bastante versátil e muito utilizado na fabricação de móveis. Além disso, é uma ótima opção para cercas, quiosques, pergolados, vigas e decks.
A madeira eucalipto, assim como a pinus, também é de reflorestamento e pode ser cultivada em qualquer lugar. A desvantagem desse material é quanto à proliferação de cupins, que se não tratada, pode vir a ser um problema.
Disponível em tons de castanho-avermelhado ou claro, os móveis feitos com essa madeira são únicos e possuem acabamento mais rústico, perfeito para quem gosta desse estilo.
Cedro
A madeira de cedro é considerada uma ótima opção para móveis, já que é muito versátil, fácil de parafusar e lixar. Com um tom avermelhado, ela garante uma atmosfera de conforto para os ambientes que integra.
De alta qualidade, o cedro tem pouca permeabilidade e seca bem rápido, no entanto, para preservar a madeira, é necessário limpá-la com um pano seco. Em relação aos ataques de microrganismos, como fungos, é bom considerar a aplicação de vernizes para garantir melhor durabilidade e prevenir esses parasitas.
Mogno
A madeira mogno é um tipo extremamente delicado, utilizado na fabricação de móveis nobres e sofisticados. Por fazer parte das espécies que, atualmente, estão ameaçadas de extinção, a extração dessa matéria-prima é cercada de regras rígidas.
Essa madeira tem coloração avermelhada e vibrante e, às vezes, pode tender para o rosado. O mogno possui alta estabilidade, durabilidade e é bastante fácil de ser trabalhado. Além disso, é muito resistente aos microrganismos, como fungos e cupins.
Madeira de demolição
A madeira de demolição é outro tipo sustentável e amigo do meio ambiente. Como o nome já diz, ela vem de peças prontas ou de construções antigas, passa por um tratamento industrial e é usada de diversas maneiras.
Geralmente, esse tipo de madeira é utilizado em móveis e projetos rústicos. Apesar de não ser uma das primeiras opções da indústria moveleira, atualmente, é um material que passou a ser valorizado e está cada vez mais presente no mercado.
MDF
MDF é um tipo de madeira feita a partir da aglutinação de fibra de média densidade e resina sintética em uma placa. Esse material é bastante utilizado na criação de móveis diferenciados, aqueles com muitos detalhes, cortes e relevos, já que não compromete o acabamento, além de ser durável e ecologicamente correto.
Entre as vantagens dessa madeira estão: maleabilidade e homogeneidade, além de permitir diversos tipos de textura, como brilhante, fosca, acetinada etc.
Qual a melhor madeira para móveis?
Não existe resposta certa. Depende do tipo de móvel, do design, de onde ele ficará disposto e qual o seu propósito. Para aqueles que ficarão na área externa, o ideal é uma madeira menos porosa e mais resistente à água. Já para os ambientes internos, uma boa escolha são as mais maleáveis e leves.
- Veja mais – aparadores e buffets: opções para sala de jantar
No entanto, há duas opções curingas que conseguem ficar ótimas não importa onde: a madeira pinus e o cedro. Ambas são resistentes, de alta qualidade e durabilidade, permitem a produção de móveis seguros e firmes, toleram uma infinidade de acabamentos, são leves, versáteis e resistentes à umidade.
Se você gosta de móveis de madeira, então, não pode deixar de conhecer a Minha Loja de Móveis. Com produção e design próprios, nós oferecemos o que há de melhor em movelaria, seja para sua sala, quarto ou cozinha. Clique no banner abaixo e saiba mais!