A samambaia é uma planta clássica na decoração, conhecida por sua folhagem delicada e capacidade de transformar ambientes, adicionando frescor e um toque natural. Além disso, ela se adapta muito bem ao cultivo dentro de casa, desde que receba os cuidados certos. Quer saber como manter sua samambaia sempre bonita e saudável? Confira nossas dicas!
1. Escolha o Local Ideal

Samambaias precisam de luz indireta e filtrada, pois o sol direto queima suas folhas finas. Um canto próximo a uma janela com cortina ou uma varanda com sombra são perfeitos para elas.
2. Umidade Constante
Samambaias adoram ambientes úmidos! Borrife água nas folhas 2 a 3 vezes por semana, principalmente em locais com ar seco, como ambientes com ar-condicionado ou aquecedores. Umidificadores de ambientes ajudam bastante a preservar a saúde da planta em espaços internos.

3. Regue com Atenção
O solo da samambaia deve ficar sempre úmido, mas não encharcado. Regue quando a superfície começar a secar. A rega deve ser feita com água em temperatura ambiente, evite água fria ou gelada. Nunca deixe água acumulada no prato para não causar apodrecimento das raízes.
4. Temperatura Boa
Samambaias preferem ambientes com temperatura entre 18°C e 24°C. Evite deixá-las perto de correntes de ar frio ou quente, assim como de aquecedores ou ventiladores, pois podem ressecar as folhas.
5. Segredos para uma Samambaia Viçosa
O substrato para a samambaia deve ser leve, rico em matéria orgânica e com boa drenagem. Escolha vasos com furos no fundo para permitir o escoamento da água.

Para manter a folhagem verde e bonita, adube a samambaia a cada dois meses com adubo líquido para plantas verdes, sempre diluído na água da rega. Isso ajuda a manter as folhas sempre viçosas.
6. Poda e Limpeza
Remova folhas secas ou amareladas para estimular o crescimento saudável. Caso seja necessário, limpe delicadamente as folhas da samambaia com um pano úmido para retirar a poeira e permitir que a planta respire melhor.
7. O Milagre da Multiplicação

Se quiser renovar a planta ou multiplicá-la, basta dividir o vaso. As samambaias se propagam facilmente por divisão das raízes, para isso separe cuidadosamente uma parte com raízes e plante em outro vaso com o substrato adequado.
Samambaia Combina com Ambientes Internos?
Sim, e muito! As samambaias são ótimas para salas, escritórios, halls de entrada e varandas cobertas. Elas se destacam quando colocadas em suportes suspensos, prateleiras altas ou penduradas no teto.

Além de purificarem o ar, trazem uma sensação de frescor e natureza ao décor. Elas ficam ainda mais lindas quando combinadas com móveis de madeira, elementos de fibras naturais.
Para decorações em tons neutros, o verde das folhagens da samambaia adiciona vivacidade ao design de interiores com muita sofisticação e leveza.
Samambaia é Tóxica para Animais Domésticos?

Algumas espécies de samambaia podem ser tóxicas para cães e gatos se ingeridas em grandes quantidades. Por isso, se você tem pets curiosos que gostam de mastigar folhas, é recomendável manter a planta em locais suspensos e fora do alcance deles.
Tipos Diversos de Samambaias


Quem Ama, Cuida!
Para manter sua samambaia sempre bonita, observe-a com frequência. Mudanças na coloração ou queda excessiva de folhas podem indicar problemas de rega, luminosidade ou nutrientes. Com cuidado e atenção, ela será um destaque natural na decoração da sua casa.

Se você gosta de decoração de ambientes e design de interiores, acompanhe o blog da Minha Loja de Móveis para mais dicas de paisagismo, móveis versáteis e ambientes acolhedores.