Não é raro de acontecer, muitas vezes vemos aquela mobília linda toda manchada com aspecto de velho. Com isso, já bate o desespero: o que é possível fazer para restaurar o brilho e deixar o produto bonito novamente? Com algumas dicas básicas é possível aprender a como tirar mofo de móveis de madeira e evitar que ele volte a se propagar.
É importante se preocupar com esse fungo, pois, se não for tratado, ele pode estragar permanentemente a mobília, deixando manchas irreversíveis. Além de ser um perigo para a saúde dos moradores da casa.
Continue a leitura e conheça dicas valiosas de como se livrar do mofo e deixar seu móvel com aspecto de novo.
Mofo em madeira?
Apesar de ser bastante conhecido, muitas pessoas ainda ficam confusas quando pensam o que é o mofo. Esse vilão dos móveis de madeira, nada mais é do que uma formação de microrganismos compostos por várias espécies de fungos.
Não é possível observá-los a olho nu, dessa forma, o que vemos são apenas as estruturas da composição desses organismos. Por ser um fungo, o mofo se multiplica em ambientes que sejam úmidos, escuros ou com pouca incidência de luz e sem arejamento.
A madeira é um material que tem como característica uma propensão maior a proliferação de fungos. Isso acontece porque ela tem tendência a captar uma grande umidade do ar, desencadeando a proliferação desses microrganismos.
Dessa forma, é importante tomar cuidado redobrado em móveis e estruturas de madeira. Afinal, não queremos esses visitantes indesejados em casa, não é mesmo?
Produtos para utilizar
Muitas pessoas têm dúvidas de quais produtos utilizar na hora de tirar o mofo dos móveis de madeira. Pensando nisso, separamos uma lista básica com as melhores soluções para esse problema. Confira!
- Vinagre branco
- Detergente neutro
- Água sanitária
- Bicarbonato de sódio
Esses produtos podem ser facilmente encontrados em mercados e mercearias. Com uma misturinha simples, é possível remover o fungo e, até mesmo, tirar o cheiro de mofo da madeira.
No entanto, se você prefere produtos fabricados e com selo de garantia de uma marca especializada nesse objetivo, também é possível encontrá-los. Basta fazer uma pesquisa rápida pela internet e escolher a melhor opção para sua situação.
Como tirar o mofo
Com os produtos em mãos, está na hora de aprender a como tirar mofo dos móveis. Veja as principais dicas.
Tirar mofo com vinagre branco
O primeiro passo, caso você escolha tirar o mofo com vinagre branco, é optar por um borrifador ou pano. Não se esqueça que não é indicado molhar a madeira, pois ela pode acabar estragando, por isso, caso prefira usar o pano, torça-o bem.
Depois do primeiro passo, encha o borrifador limpo com o vinagre branco. Se utilizar o pano, misture meio copo do produto em um litro de água. Na sequência, aplique sobre a superfície mofada.
É necessário deixar o vinagre agir por cerca de uma hora. Depois, remover o produto com um pano limpo e que esteja levemente úmido. Finalize passando uma flanela seca para evitar que o móvel fique molhado. Se for possível, deixe o móvel no sol por alguns minutos.
Tirar mofo com detergente
Essa é uma das formas mais simples de tirar mofo e só tem eficiência em móveis que não tem tanta proliferação do fungo, ou seja, aqueles em que os microrganismos estão começando a se formar.
Para isso, basta adicionar uma colher de detergente neutro a cada 500ml de água. Depois, com uma buchinha de lavar louças, esfregar a área afetada. Assim que as manchas de mofo saírem, finalize a limpeza com um pano úmido e, depois, enxugue com um seco.
Tirar mofo com água sanitária
A água sanitária é bastante utilizada para tirar mofo de roupas e, no caso dos móveis, daqueles que são bem resistentes. É importante, nessa situação, utilizar o alvejante com cloro e, ainda mais necessário, usar um kit de proteção, já que, essa substância é tóxica e faz mal.
O primeiro passo para tirar mofo com água sanitária é diluir essa solução em água. Em uma bacia ou balde com um litro de água, misture 50ml de detergente neutro (aquele de lavar louças mesmo) e 500ml de água sanitária. Você pode utilizar um copo medidor para facilitar.
Depois, com ajuda de uma esponja ou escova, passe a solução por toda a madeira afetada pelo mofo. É importante fazer movimentos circulares, tomando muito cuidado para não riscar o móvel.
Deixe a mistura agindo por 30 minutos na sombra e, na sequência, remova o excesso da solução com um pano seco. Depois, se for possível, leve o móvel para o sol por alguns instantes, para evitar qualquer resquício de umidade.
Dicas eficientes
Para incrementar a mistura e trazer mais eficiência para quando você for tirar o mofo da madeira, existem algumas dicas que podem ajudar. Uma delas é adicionar bicarbonato de sódio na solução. Coloque sempre a proporção de oito a 10 colheres (de sopa) em um litro da água.
Outro conselho é, caso o mofo volte, pintar o móvel com uma tinta resistente a fungos. Dessa forma, a madeira fica protegida e evita a proliferação desses microrganismos.
Ainda, prefira optar por lojas que vendem os móveis com madeiras já tratadas contra esse tipo de problema. A Minha Loja de Móveis, por exemplo, utiliza uma solução própria para evitar a proliferação de microrganismos e outras formas de vida que possam tirar a durabilidade de seus produtos.
Quer conhecer mais dicas como essa? Então não deixe de assinar a nossa newsletter e receber novidades diretamente na sua caixa de e-mail!