Now Reading
O que é madeira MDF? Conheça essa matéria-prima

O que é madeira MDF? Conheça essa matéria-prima

Pilha de madeira MDF

Sendo uma matéria-prima bastante conhecida na fabricação de móveis, não é incomum se ver em dúvida na hora de escolher a mobília e pensar sobre o que é madeira MDF. Esse material é muito utilizado no ramo da decoração, mas ainda gera algumas confusões. 

Neste conteúdo você vai conhecer mais sobre a madeira MDF, saber qual a diferença entre esse produto e o MDP e entender o papel dessa matéria-prima nos móveis. Continue a leitura e confira. 

Banner para ir para o e-commerce

O que é madeira MDF?

Muito utilizado na fabricação de móveis, decoração, artesanato e construção civil, o MDF é o termo abreviado de Medium Density Fiberboard ou, em português, placa de fibra de média densidade. Essa matéria-prima, nada mais é do que uma mistura de filamentos da madeira triturada com resinas sintéticas.

O aspecto uniforme na superfície do MDF é devido à junção das fibras com os produtos químicos em uma só chapa. Dessa forma, esse material pode receber pintura, adesivos ou lâminas mais facilmente. Com isso, é possível cortá-lo em peças de diferentes formatos, o que é ideal para trabalhos manuais.

A madeira MDF pode ser usada nos mais diversos tipos de móveis, no entanto, é mais facilmente encontrada em armários, mesas, cabeceiras e estantes. 

Pessoa realizando trabalhos manuais em uma placa de madeira MDF
O MDF é madeira ideal para trabalhos artesanais e móveis para decoração.

Vantagens da madeira MDF

A madeira MDF é muito utilizada em diversos móveis, e não é à toa. Por ser uma matéria-prima repleta de vantagens, esse material ganha destaque nas maiores empresas moveleiras do Brasil. Confira os motivos desse produto ser tão usado.

Custo-benefício

Uma das principais vantagens do MDF é o custo-benefício, já que, apesar de ser um material que tem um valor mais baixo do que o de outras matérias-primas, como a madeira maciça, possui uma qualidade e durabilidade que não deixam a desejar.

Responsabilidade ambiental

Por ser composto de fibras, o MDF é uma madeira ecologicamente sustentável. Vindo de uma origem de florestas reflorestadas, essa prática evita o desmatamento e o uso indiscriminado desse bem precioso.

Resistência

Outro benefício do MDF é a sua resistência. Por conta dos revestimentos que protegem e isolam termicamente as placas, elas não expandem ou encolhem com a diferença climática e de temperatura. Ou seja, por isso, não estragam tão facilmente. 

Versatilidade

Por ser formado por lascas de madeira e cola, as placas de MDF são bastante versáteis. Sendo assim, elas são mais maleáveis e fáceis de moldar. Isso faz com que essa matéria-prima possa ser utilizada em diversas peças. 

Placas de madeira MDF em um estoque
As placas de MDF podem ser utilizadas de diversas formas.

Onde utilizar

Como vimos anteriormente, o MDF pode ser utilizado em diversas áreas: construção, fabricação de móveis, artesanato, entre outras. Por isso, a versatilidade desse material é bastante grande. 

Ela pode ser encontrada em prateleiras, armários, projetos decorativos, portas e soleiras, entre outros. Essa madeira é ótima para esses móveis porque, por serem utilizados para guardar alimentos, livros e outros objetos pesados, eles precisam ser bastante resistentes. 

Na Minha Loja de Móveis, por exemplo, o MDF é, geralmente, utilizado no tampo de armários, na estrutura de cabeceiras, racks e painéis de TV. 

MDF ou MDP?

Por terem nomes bastantes parecidos, é comum confundir a madeira MDF com o MDP. Assim como a primeira, a segunda também é uma sigla e ela significa Medium Density Particleboard, ou em português, painel de partículas de baixa densidade.

Esse material é um painel formado por três camadas de partículas de madeira: duas finas na superfície e uma grossa no meio. Igual ao MDF, ele é produzido a partir de uma alta temperatura e pressão.

No entanto, ao contrário da outra matéria-prima, o MDP é muito mais resistente. Por isso, é utilizado na parte estrutural de móveis, como as bases, gavetas, portas e prateleiras. 

Sendo assim, a principal diferença entre o MDF e o MDP é a maleabilidade. Enquanto o primeiro é mais flexível e permite uma melhor manipulação sem estragar o material, o segundo é bem resistente, funcionando melhor em superfícies planas e retas. 

MDF ou MDP: qual o melhor?

Como vimos anteriormente, cada material tem suas próprias características e são utilizados para diferentes objetivos. A madeira MDP, por ser mais resistente, suporta uma carga maior. Por isso, prefira móveis que tenham essa matéria na base, nas gavetas, prateleiras e portas. 

Pessoa utilizando parafusadeira em madeira MDF
O MDF e o MDP são utilizados com diferentes propósitos.

Já o MDF, é um excelente material para painéis, tampos e detalhes. Então, observe essas questões na hora de escolher qual o melhor produto para a sua casa. 

Agora que você já sabe tudo sobre o MDF, pode optar por tomar uma decisão segura na compra de móveis e outros objetos decorativos de madeira. É importante, além dessa questão, analisar outros pontos, como a procedência da matéria-prima e responsabilidade social da empresa. 

A Minha Loja de Móveis conta com madeiras de alta qualidade, todas de reflorestamento, e com uma durabilidade incrível. Por serem tratadas, elas ainda são protegidas de fungos e outros agentes patológicos que podem prejudicar a estrutura da sua mobília. 

Clique no banner abaixo para conhecer mais sobre os produtos da MLDM e faça uma escolha segura!

Banner para conhecer os móveis de madeira da Minha Loja de Móveis
What's Your Reaction?
Adorei
0
Amei
0
Gostei
1
Não gostei
0
Não sei...
0
View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.


Pereira Móveis e Estofados Eireli | CNPJ: 13.752.763/0001-30 | Rua Eugenio Buosi, 160, Distrito Industrial, Valentim Gentil / SP
© 2022. Minha Loja De Móveis - Todos os direitos reservados.

Scroll To Top