Now Reading
Saiba como combinar almofadas com sofá sem erros!

Saiba como combinar almofadas com sofá sem erros!

Sala com madeira premium

Apesar de parecer simples, saber como combinar almofadas com sofá é uma tarefa um tanto desafiadora. Esses objetos decorativos têm funções muito mais complexas do que apenas enfeitar a sala, eles fazem parte de um conjunto que deve ser harmônico e, dessa forma, precisa conversar com todo o ambiente. 

Além disso, as almofadas necessitam ser confortáveis, afinal, o sofá é um móvel dedicado a relaxamento e horas de lazer. Quer saber como criar composições e usar de maneira correta as paletas de cores? Então, continue a leitura deste post que a Minha Loja de Móveis preparou. 

Banner para conferir e-book de 25 dicas para decorar a casa para o verão

Como combinar almofadas no sofá?

As almofadas para sofá são os objetos decorativos que dão mais vida a esse móvel, e escolher a combinação perfeita entre eles pode ser uma tarefa fácil, se aplicadas algumas dicas. Antes de definitivamente bater o martelo e optar por determinado modelo, você precisa pensar quais as necessidades do ambiente. 

É possível ressaltar uma sensação, cor ou estética apenas com as almofadas. Se você quer elevar o conforto, uma boa opção é usar as grandes; caso queira dar pontos de cor na sala, utilize as mais coloridas e estampadas, e, assim, você cria um ambiente perfeito. 

Veja a seguir dicas preciosas para não errar na hora de escolher a almofada ideal.

Analise o tamanho

Um primeiro e importante ponto na hora de escolher quais os melhores modelos de almofadas para seu sofá é analisar o tamanho. Móveis muito pequenos não podem abrigar uma opção muito grande desse objeto. 

Nesse caso, o que criará a harmonização é o equilíbrio entre tamanhos. Dessa forma, um sofá muito pequeno deve ter almofadas também pequenas. 

Um bom exemplo disso é o sofá-cama Bossa Nova. Com três lugares e 1,90 m de largura, ele é um móvel compacto e, por isso, pede almofadas menores, como a Texas de 50 cm x 50 cm. Dessa forma, toda a composição fica em harmonia. 

<Comprar agora>                                                                 <Comprar agora>

Pense na quantidade de almofadas

Atentar-se ao número de almofadas para sofá também é importante. Exagerar na quantidade pode sobrecarregar o móvel e passar uma sensação de desorganização e bagunça. Principalmente se toda a sala já estiver bastante decorada com outros objetos, como mantas, quadros e vasos de plantas.  

Então, caso você queira várias almofadas no sofá, a dica é investir em tamanhos diferentes — das médias às pequenas. No entanto, lembre-se sempre de que é importante não ultrapassar mais da metade do móvel com esses objetos. 

Almofadas diferentes

<Compre agora>                  <Compre agora>                <Compre agora>

Combine cores e estampas

Esta talvez seja a principal dúvida na hora de harmonizar almofadas com os sofás. No entanto, com uma dica bem simples é possível resolver esse problema: analisar o círculo cromático. Essa ferramenta nada mais é do que uma roda de cores, que, quando aplicadas algumas técnicas, dão a combinação perfeita de tons, sem nenhum esforço. 

Com o círculo cromático, é possível encontrar os tons complementares e as cores análogas. Imagem: reprodução/Revista Construa.

Para saber como combinar cores de almofadas com sofá basta olhar para o círculo cromático e escolher uma das técnicas para aplicar. Com essas harmonizações, não há chances de dar errado e sua sala vai ficar muito linda e equilibrada. 

Por exemplo, se você quer saber que cor de almofadas combina com sofá marrom, basta encontrar a tonalidade ali na imagem acima. Podemos afirmar que ela fica entre o vermelho e o roxo. Dessa forma, a nuance complementar vai ser a verde, ou seja, você já tem sua resposta rápida e simples. 

Sofá marrom com almofada verde

<Comprar agora>                                                     <Comprar agora> 

A combinação de estampas segue essa mesma dica das cores. Sofás neutros e tons naturais são ótimos para harmonizar com as almofadas decorativas chamativas. O importante é equilibrar as tonalidades e seguir as técnicas do círculo cromático. 

O tom sobre tom também fica ótimo, mas pode cansar a vista e enjoar fácil, por isso, caso essa situação aconteça com você, uma boa saída para mudar o visual sem gastar muito é investir nas capas para almofadas.

Dessa forma, combinando almofadas com os móveis e outros objetos, é possível criar uma atmosfera nova para a sala e repaginar o ambiente gastando pouco. 

Seja sofá de madeira ou couro, almofada lisa ou estampada, o importante é ir testando combinações diferentes e analisando o modelo que mais te agrada. Ainda está em dúvida sobre qual o estilo de decoração que combina com você? Então, clique no banner abaixo e descubra!

Banner para acessar o quiz para saber qual seu estilo de decoração
What's Your Reaction?
Adorei
2
Amei
2
Gostei
0
Não gostei
0
Não sei...
1
View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.


Pereira Móveis e Estofados Eireli | CNPJ: 13.752.763/0001-30 | Rua Eugenio Buosi, 160, Distrito Industrial, Valentim Gentil / SP
© 2022. Minha Loja De Móveis - Todos os direitos reservados.

Scroll To Top