Now Reading
Retrô: Decoração para te Inspirar e Transformar a sua Casa

Retrô: Decoração para te Inspirar e Transformar a sua Casa

O design de interiores marcado por uma decoração retrô pode conter elementos de diferentes épocas, que variam entre a década de 1950 até 1980. Porém, o estilo retrô é predominantemente caracterizado pela estética visual das décadas de 1950 e 1960.

Esse estilo é uma homenagem à nostalgia elegante e, muitas vezes, até ousada para a época. Dê um toque de personalidade ao seu ambiente e aprenda, no post de hoje, como criar uma decoração de estilo retrô em sua casa.

Primeiros Passos

Para criar um estilo retrô, é necessário encontrar coesão entre o design de móveis contemporâneos e os elementos da estética retrô para a decoração de ambientes.

retrô mistura contemporânea com designs de décadas passadas. Cozinha verde é um exemplo.

É fundamental ter bom senso e equilíbrio quando se trata do estilo retrô (aliás, esses dois itens são indispensáveis em qualquer estilo decorativo). Ao destacar estofados de cores vibrantes, neutralize o impacto visual do ambiente com paredes de cores suaves, por exemplo. Inspire-se nessa releitura estética de décadas passadas, repleta de criatividade e beleza. 

Reconhecendo o Visual Retrô

Os móveis são os pilares fundamentais da decoração retrô. Opte por estofados com linhas curvas suaves, móveis com pés em formato palito, cadeiras de jantar em tons vibrantes,  almofadas, tapetes e até cortinas com padronagens geométricas, pois são elementos que transmitem o estilo do visual retrô.

Não Confunda Decoração Retrô com Vintage

É retrô ou vintage? É muito comum que as pessoas façam essa confusão entre esses dois conceitos decorativos, mas é importante saber diferenciá-los.

A decoração Retrô é composta por peças contemporâneas inspiradas na estética de décadas passadas. Já a decoração Vintage é caracterizada por peças originais de décadas ou séculos passados, como móveis ou objetos decorativos, que podem pertencer a sua família há gerações ou ser comprados em antiquários, por exemplo.

sofá rosa e parede ripada na cor vermelha para sala estilo retrô.

As Cores Retrô Encantam os Olhos

As cores desempenham papel fundamental na criação de uma atmosfera retrô envolvente. Tons vibrantes e ousados eram populares nas décadas de 1950 e 1960, muito utilizados em móveis e eletrodomésticos, por exemplo.

A decoração pode ganhar destaque com tons intensos de vermelho, amarelo, laranja, azul e verde. Enquanto tons pastel como rosa suave, azul claro e amarelo pálido podem suavizar o ambiente, proporcionando equilíbrio entre os elementos do cômodo.

Além disso, não tenha medo de adicionar toques de preto e branco para criar contrastes marcantes, como na composição formada por ladrilhos geométricos. As cores na decoração retrô são utilizadas de modo inteligente e criativo para harmonizar os ambientes.

Chão com ladrilhos em preto e branco são símbolos da decoração retrô.

Padronagens na Decoração

Padrões audaciosos e divertidos são uma marca registrada da decoração retrô. Desde estampas geométricas até florais ousados, há uma infinidade de opções para adicionar interesse visual aos seus espaços, e, muitas vezes, incorporá-las aos papéis de parede.

Tapetes com padrões xadrez, cortinas de chevron ou poá, almofadas com estampas de paisley são apenas algumas ideias para aplicar padronagens retrô em sua decoração. Lembre-se de equilibrar os padrões com áreas de cores sólidas para evitar que o espaço pareça visualmente sobrecarregado.

Detalhes que Fazem a Diferença

Compor o seu espaço retrô com objetos decorativos exclusivos pode fazer a diferença na criação de uma autêntica atmosfera retrô. Elementos como telefones de disco, vitrolas, relógios de parede, quadros e pôsteres de filmes clássicos podem dar um charme especial à decoração do seu ambiente e encantar as visitas. 

Peças-chave na Decoração Retrô

Espelho com moldura em arabesco: detalhe que faz a diferença na decoração.
  • Espelhos com molduras em arabesco;
  • Móveis com pés palito; 
  • Eletrodomésticos coloridos;
  • Cristaleiras;
  • Penteadeiras;
  • Papéis de parede com estampas florais ou geométricas. 

Móveis Contemporâneos com Inspiração Retrô

Poltrona Pétala: Romantismo retrô destacado pelos pés em formato palito e estofado com linhas curvas.

poltrona pétala na cor rosê

Puff Roma: Estofado redondo de linhas suaves, revestido com tecido de cor intensa e produzido com materiais de diferentes texturas (veludo, madeira e couro).

puff roma veludo azul - modelo retrô

Rack Amsterdã: O design marcado por linhas retas remete à estética da década de 60.

rack amsterdã na cor amêndoa

Gostou das sugestões? Acesse o site da Minha Loja De Móveis e inspire-se.

Transforme sua casa em um refúgio de beleza nostálgica com a decoração retrô. Crie um ambiente confortável que celebra o passado enquanto se encaixa, com muito estilo, em sua vida contemporânea. 

What's Your Reaction?
Adorei
0
Amei
0
Gostei
0
Não gostei
0
Não sei...
0
View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.


Pereira Móveis e Estofados Eireli | CNPJ: 13.752.763/0001-30 | Rua Eugenio Buosi, 160, Distrito Industrial, Valentim Gentil / SP
© 2022. Minha Loja De Móveis - Todos os direitos reservados.

Scroll To Top