Now Reading
Saiba quais os melhores tecidos para sofá e como escolher

Saiba quais os melhores tecidos para sofá e como escolher

Melhores tecidos para sofás

O sofá é um móvel muito importante na sala de TV e estar. É ele que vai abrigar a família para sessões de cinema em casa e que vai oferecer conforto quando você chega do trabalho e só quer deitar. Por isso, não só a escolha do modelo ideal é importante, mas também o material que esse produto é desenvolvido. Nessa questão, não existe uma resposta definitiva, afinal, tudo vai depender da sua rotina.

Quer conhecer os melhores tecidos para sofá e saber como escolher o certo para você? Então, continue a leitura do texto para conferir. 

Banner para ir para o e-commerce

Tipos de tecidos para sofás

Na hora de bater o martelo e decidir qual o melhor sofá para sua casa, leve em consideração não apenas a cor, o tamanho e o modelo. Outras questões precisam,  também, fazer parte do processo de escolha. 

Analise se há pessoas alérgicas ou pets na casa, se o ambiente é muito quente ou frio, se há crianças e quão rápido o ambiente fica sujo. Para cada uma dessas situações existe um tipo de material específico para facilitar sua rotina. Pensando nisso, veja qual o melhor tecido para revestir o sofá da sua residência. 

Jacquard

Um dos mais conhecidos tecidos para sofá, o jacquard é também um dos mais antigos. Caracterizado por uma técnica que realiza as estampas durante a tecelagem, ele tem uma trama bastante fechada. Devido a essa especificidade, esse é um material fácil de higienizar e de manter limpo, já que não acumula tanta sujeira. 

O tecido jacquard é fácil de limpar, basta ter um aspirador de pó para mantê-lo livre de poeira.

Suede

O suede é um dos tipos de tecido mais recentes a ser utilizado para sofás. Esse material é ideal para quem quer priorizar o conforto, já que a textura é bastante macia. Uma das suas principais vantagens é que as fibras sintéticas não possuem trama aparente, ou seja, é muito fácil de limpar e de mantê-lo assim. 

No entanto, essa é uma das opções de tecido mais sensíveis quando o assunto são os respingos de comidas e bebidas. Deve-se evitar comer alimentos que podem causar manchas no sofá de suede, já que esse material é capaz de absorver líquidos e marcar com facilidade. Nesses casos, uma boa solução é tornar o tecido impermeável. 

Outra vantagem do suede é que, por não ter tramas aparentes, ele é ótimo para quem tem animais de estimação, já que não risca com facilidade, nem desfia com as unhas dos bichinhos.

Por não ter tramas, o suede é um tecido para sofá resistente a gatos.

Veludo

O veludo é um dos melhores tecidos para quem mora em lugares frios. Indicado para aqueles que procuram manter o ambiente mais quente, ele, além de ser confortável, mantém a temperatura do corpo mais elevada, sendo um material aconchegante e convidativo.

Ao contrário do suede, ele não é indicado para quem tem pet, pois um único fio puxado pode destruir a trama do tecido todo. Dessa forma, ele não é um dos sofás mais resistentes. 

Se você está em dúvida sobre qual melhor tecido para sofá, veludo ou suede, leve em consideração que o primeiro não é resistente a pets, já o segundo, sim.

Chenille

Chenille era, até pouco tempo, um dos tecidos mais utilizados no revestimento de sofá. Por ser bastante confortável, tinha um apelo de aconchego, proporcionando uma sensação convidativa, no entanto, tinha preço mais elevado. 

Outra desvantagem desse tecido é que, por ter as tramas mais abertas, ele acumula muita sujeira e poeira nas frestas, o que é um fator prejudicial para quem possui dificuldades respiratórias ou alergias.  

Sendo assim, ele está caindo em desuso, sendo substituído pelo suede. Porém, para quem ainda gosta da textura do chenille e não se incomoda com a poeira, ele é uma boa opção. 

Uma das maiores dúvidas de quem vai adquirir móvel novo é sobre qual melhor tecido para sofá: suede ou chenille? Para tomar a decisão, vale a pena pensar em qual a facilidade de acumular poeira da sua casa.

Linho

O linho é um tipo de tecido mais robusto, rústico e muito recomendado para sofás decorativos, além de ter alta durabilidade. Ele é perfeito para quem quer um móvel sofisticado e imponente. Sendo um material muito antigo, é usado para diversas funções há milhares de anos. 

Por ser uma planta herbácea, o linho é um material de origem natural e, por isso, é altamente sustentável. 

Com matéria-prima  densa, estruturada e rígida, o sofá de linho é um dos mais procurados por decoradores de interiores e arquitetos. 

Outra comparação que muitas pessoas fazem é sobre qual melhor tecido para sofá suede ou linho? E, para essa pergunta, é importante levar em consideração o fator estético, já que ambos são fáceis de limpar e mais resistentes aos pets. 

A limpeza do tecido linho é prática e fácil.

Linhão

O linhão é um tecido mais robusto que o linho. Por ter as tramas mais fechadas e ser mais grosso, ele é ótimo para quem tem animais de estimação, já que é muito resistente. 

Além disso, é mais fácil de higienizar e manter limpo. Possui as mesmas características estéticas que o linho. 

Como escolher o melhor tecido para sofá

Como já afirmamos anteriormente, não existe um melhor tecido para sofá. A escolha ideal desse material vai depender muito da rotina da casa e do objetivo com o móvel. Para cada situação será preferível um produto. 

Portanto, definir quais os melhores tecidos para sofá é uma tarefa que cabe a você. Na hora de escolher seu móvel ideal, leve em consideração os seguintes fatores:

  • Há pets ou crianças na casa?
  • Existem pessoas com problemas respiratórios na casa?
  • É comum as pessoas comerem no sofá?
  • Há muito acúmulo de sujeira?
  • A casa fica em uma área que possui muita poeira?
  • O sofá vai ser mais decorativo ou prático?
  • Será colocado em ambiente interno ou externo?

Com tudo isso respondido, é possível chegar a uma conclusão final e certeira. O suede é uma boa opção de tecido para sofá com gatos e que fica em casa com muito acúmulo de poeira, por exemplo. 

Já quem procura por tecidos para sofá modernos, o linho é uma ótima ideia. 

Para não errar na escolha, peça o mostruário de tecidos para sofá. Assim, você vai sentir e conferir pelo toque qual o melhor material para seu móvel. 

Como limpar os tipos de tecidos

Apesar dos tecidos serem diferentes, a forma de limpá-los não é. Com algumas dicas, é possível manter o sofá sempre higienizado e livre de manchas. A primeira delas é utilizar, sempre que necessário, o aspirador de pó. 

Depois disso, passe um pano branco levemente úmido com produto específico para sofás. Em seguida, com um seco, finalize a limpeza. 

Evite receitas caseiras para passar no sofá, principalmente aquelas com álcool e outras substâncias que podem desbotar com mais facilidade a cor do tecido. 

Para quem não tem muito tempo e quer disfarçar a poeira, uma boa ideia é investir em tecido para sofá marrom. Além de ser lindo e elegante, ele evita que as sujeiras sejam visíveis durante um período maior de tempo. 

Inspirações para não errar

Com tudo isso em mente, separamos algumas inspirações para você decidir de vez qual o melhor tecido para o seu sofá. Confira a galeria de imagens. 

Linho

Como reformar sala gastando pouco
O linho é um bom tecido para sofá de varanda.

Veludo

Sofá Lin de veludo
Em relação a qual o melhor tecido para reformar sofá no frio, a resposta é o veludo!

Suede

O suede não é um tecido para sofá resistente ao sol.

Com essas dicas simples, você não vai errar na hora de decidir como escolher o sofá e qual o melhor material para ele. Além dos tecidos sintéticos, há opções de couro natural, mas, convenhamos que essa não é a melhor opção, já que não é ecológico, não oferece bom custo-benefício e é bastante frágil. 

Para conferir mais sofás lindos e modernos com diferentes tecidos, não deixe de clicar no banner abaixo e conferir as opções da Minha Loja de Móveis. Todos os produtos são feitos pensando na sustentabilidade e na promoção de um mundo melhor. 

Banner para conhecer os home da Minha Loja de Móveis
What's Your Reaction?
Adorei
0
Amei
3
Gostei
1
Não gostei
0
Não sei...
0
View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.


Pereira Móveis e Estofados Eireli | CNPJ: 13.752.763/0001-30 | Rua Eugenio Buosi, 160, Distrito Industrial, Valentim Gentil / SP
© 2022. Minha Loja De Móveis - Todos os direitos reservados.

Scroll To Top