Now Reading
Organize seu Armário de Roupas e Maximize Pequenos Espaços

Organize seu Armário de Roupas e Maximize Pequenos Espaços

Se você mora em um apartamento alugado ou possui um armário pequeno, sabe o quão desafiador pode ser acomodar todas as suas roupas e acessórios de maneira eficiente. No entanto, com algumas técnicas de organização e dicas práticas, você pode aproveitar ao máximo cada centímetro do seu espaço.

armário de roupas organizado mesmo em espaços pequenos para um ambiente agradável e funcional
Foto: Getty Images

Uma das especialistas mais renomadas nesse assunto é Marie Kondo, cujas técnicas têm ajudado muitas pessoas ao redor do mundo a organizar suas vidas e espaços. Neste post, você aprenderá a organizar o seu armário de roupas inspirado nas técnicas de Marie Kondo e outras dicas práticas para facilitar o dia a dia. Boa leitura!

Armário bagunçado: mais do que um incômodo visual

Armário bagunçado atrapalha a rotina diária
Armário bagunçado atrapalha a rotina, além de ser visualmente incômodo.
Foto: Getty Images

A desorganização em um armário vai além do simples incômodo visual. Quando as roupas não são armazenadas corretamente, tendem a amassar, desbotar e até estragar mais rapidamente. A falta de organização também faz com que você gaste mais tempo procurando uma peça específica. Afinal, quem nunca sentiu a frustração de não encontrar aquela blusa ou calça na hora em que mais precisava?

A influência da organização de gavetas e armários na qualidade de vida

Um armário organizado reflete uma mente organizada.
Armário organizado transmite a sensação de calma, reduzindo o estresse diário.
Foto: Getty Images

Um armário organizado é reflexo de uma mente organizada. Quando cada item tem o seu lugar, reduz-se o estresse diário de procurar peças perdidas e, consequentemente, economiza-se tempo. Gavetas bem organizadas facilitam a visualização e acesso às roupas, enquanto cabideiros bem distribuídos previnem que as peças se amassem. A sensação de abertura de um armário onde tudo está em ordem é revitalizante e proporciona uma sensação de calma e controle.

Dicas Práticas para Organizar o seu Armário

Comece do Zero: Antes de tudo, esvazie completamente o guarda-roupa. Isso permite que você veja todo o espaço disponível e limpe as prateleiras e gavetas.

Tire tudo do armário antes de começar a organização geral.
Foto: Getty Images

Desapegue: Avalie o que você realmente usa. Doe ou venda as peças que não são mais necessárias. Isso não só cria mais espaço, mas também torna a organização mais objetiva.

Uso Vertical: Em espaços pequenos, o espaço vertical é seu melhor amigo. Instale prateleiras adicionais, use organizadores pendurados ou ganchos nas portas dos armários para maximizar cada centímetro.

Organize por categoria e cor: Uma dica fundamental da Marie Kondo é organizar as roupas por categoria, ou seja, camisetas com camisetas, calças com calças, e assim por diante. Dentro de cada categoria, você pode organizar por cor, do tom mais claro para o mais escuro. Isso não apenas torna o armário esteticamente agradável, como também facilita na hora de escolher o que vestir.

organize tudo dentro do armário por ordem de cores e categorias de peças
Foto: Getty Images

Caixas Transparentes: Use caixas organizadoras transparentes (podem ser de acrílico ou plástico) para guardar sapatos, bolsas e acessórios. Isso permite que você veja o que está dentro e protege seus itens de poeira.

Espaço para Peças Íntimas: Reserve gavetas específicas para roupas íntimas, usando organizadores para manter tudo em ordem.

Acessórios à Mão: Mantenha os itens que você usa com mais frequência, como perfumes e desodorantes, facilmente acessíveis.

Cabides Uniformes: Usar cabides do mesmo tipo e tamanho proporciona uma aparência mais organizada e permite que as roupas sejam penduradas mais próximas umas das outras, economizando espaço. Eles são perfeitos para pendurar as peças que amassam facilmente, como camisas e vestidos.

Soluções Multiuso: Em apartamentos alugados, onde a instalação permanente pode não ser uma escolha, opte por móveis multiuso. Bancos com armazenamento interno ou camas com gavetas embutidas são ótimas opções.

Acessórios Pendurados: Use ganchos adesivos removíveis ou sistemas de pendurar sem danificar as paredes para organizar colares e cintos.

Roupas da Estação: Guarde roupas fora de estação em caixas ou malas. Isso libera espaço no armário para os itens que você está usando atualmente.

Espaço para Novas Aquisições: Sempre que adquirir novos itens, certifique-se de criar espaço para eles, removendo ou reorganizando itens antigos.

Mulher separando em caixas as roupas para doação.
Doe as roupas que não te servem mais e libere espaço para o novo em sua vida.
Foto: Getty Images

Mantenha a Manutenção: Dedique um tempo a cada estação para revisar e reorganizar o seu guarda-roupa. Isso garantirá que o armário de roupas permanecerá funcional o ano todo.

Lembre-se, um armário bem organizado não só melhora a estética do seu quarto, mas também simplifica a rotina diária, economizando tempo e reduzindo o estresse. Com planejamento e criatividade, até o menor dos espaços pode ser transformado em uma área de armazenamento eficiente e elegante.

6 ensinamentos de Marie Kondo para organizar o armário de roupas

A japonesa Marie Kondo, especialista em organização de ambientes.
Marie Kondo, especialista em organização e criadora do Método KonMari.
Foto: Getty Images

A japonesa Marie Kondo, especialista em organização, tornou-se mundialmente famosa por revolucionar a arte de organizar com seu método KonMari. Este método não é apenas sobre arrumar espaços, mas também sobre sentimentos, principalmente, a escolha da alegria. Entenda como você pode aplicar esses princípios na sua casa para transformar a organização do seu armário de roupas.

1. Comece com Gratidão

Antes de começar a organizar, agradeça ao seu espaço e aos itens que você possui. Este passo ajuda a reconhecer o valor das coisas e cria uma atitude positiva em relação à tarefa que você tem em mãos.

2. Escolha o que ‘Desperta Alegria’

Segure cada item e pergunte-se: “Isso me traz alegria?”. Se a resposta for sim, o item fica. Se não, agradeça ao item pelo serviço prestado e desapegue-se dele.

Pergunte a si mesmo se a peça de roupa te traz alegria atualmente, caso negativo, descarte-a.
Foto: Getty images

3. Determine um Lugar para Cada Coisa

Cada item deve ter seu próprio espaço. Quando cada coisa tem um lugar fica mais fácil manter a ordem e encontrar o que precisa.

4. Use Caixas

Marie Kondo recomenda usar caixas para manter os itens organizados. Caixas e organizadores dentro de gavetas ou em prateleiras podem manter os itens juntos corretamente e a localização dos itens mais fáceis.

Caixas e organizadores dentro das gavetas para que tudo fique no lugar correto.
Caixas e organizadores para as gavetas e prateleiras deixa tudo no lugar correto.
Foto: Getty Images

5. Evite o Acúmulo

Uma vez que você tenha decidido o que manter, certifique-se de que cada novo item que entra em sua casa é algo que realmente lhe traga alegria.

6. Celebre e Aprecie

Após organizar, tire um momento para apreciar o trabalho feito e comprometa-se a manter o espaço organizado. Aprecie a facilidade com que você pode encontrar e usar os itens que lhe trazem alegria.

O método KonMari não é apenas uma técnica de organização, mas uma filosofia de vida que encoraja a viver de uma maneira que seja verdadeiramente satisfatória. Ao escolher conscientemente o que permitimos em nossos espaços, também escolhemos o tipo de vida que queremos levar.

Método KonMari de Dobradura

Peça de roupa dobrada de acordo com o Método KonMari
Peça de roupa dobrada de acordo com o Método KonMari.
Foto: Getty Images

Marie Kondo é célebre por sua técnica de dobrar. As roupas são dobradas de uma maneira que podem “ficar em pé” sozinhas, o que não só economiza espaço, mas também permite que você veja todas as peças na gaveta de uma só vez. Ao adotar a técnica de Marie Kondo para organizar suas gavetas, você otimiza o espaço, torna mais fácil encontrar suas roupas e, o mais importante, cria um ambiente harmonioso e agradável, refletindo os princípios do método KonMari de proporcionar alegria através da organização. Veja as dicas:

Camisetas e blusas: Estenda a peça em uma superfície plana. Dobre uma lateral para o centro, depois dobre a manga para trás, formando um retângulo. Faça o mesmo com o outro lado. Por fim, dobre a peça em três partes, formando um retângulo estreito.

Marie Kondo ensina à cliente o seu famoso método para dobrar roupas.
Marie Kondo ensina à cliente o seu famoso método para dobrar roupas.
Foto: Getty Images

Roupas íntimas e meias: Dobre as roupas íntimas em pequenos retângulos. Para meias, coloque uma sobre a outra e dobre, evitando fazer bolas, pois isso estica o elástico.

Calças: Estenda a calça e dobre-a ao meio, de modo que as pernas fiquem alinhadas. Em seguida, dobre em terços ou quartos, dependendo do comprimento da calça. A dica vale  tanto para as calças de alfaiataria quanto para as jeans.

calças jeans dobradas dentro do armário em ordem de cores
Foto: Getty Images

Organização vertical: Ao invés de empilhar as roupas, coloque-as na gaveta de forma vertical, como se estivessem “em pé”. Isso permite que você veja todas as suas peças de uma vez, facilitando a escolha e evitando que roupas fiquem esquecidas no fundo da gaveta.

Disciplina: Sempre que retirar ou colocar uma peça na gaveta do armário, certifique-se de que ela está dobrada corretamente e no lugar designado. Isso manterá sua gaveta organizada por mais tempo.

Muitos de nós subestimamos o impacto que um armário organizado pode ter em nossas vidas. A organização do guarda-roupa é mais do que apenas uma tarefa doméstica; é uma arte que, quando bem executada, pode transformar seu espaço e sua rotina diária. Em ambientes menores ou em apartamentos alugados, onde as alterações estruturais podem ser limitadas, otimizar o espaço disponível é essencial. Lembre-se: um armário organizado é um passo importante para uma vida mais organizada!

Mulher escolhe peça de roupa no armário
Foto: Getty Images

Gostou das dicas? No site da Minha Loja De Móveis você encontra poltronas, puffs, painéis ripados, escrivaninhas e almofadas para compor a decoração do seu quarto e deixar tudo muito mais lindo e organizado. Acesse o link e encante-se.

What's Your Reaction?
Adorei
1
Amei
0
Gostei
0
Não gostei
0
Não sei...
0
View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.


Pereira Móveis e Estofados Eireli | CNPJ: 13.752.763/0001-30 | Rua Eugenio Buosi, 160, Distrito Industrial, Valentim Gentil / SP
© 2022. Minha Loja De Móveis - Todos os direitos reservados.

Scroll To Top