O ambiente das residências foi ressignificado em 2020 — devido à pandemia da covid-19 — e essa perspectiva foi ficando cada vez mais forte nos anos seguintes. Neste momento, esse espaço tem bastante destaque no cotidiano e preza por conforto e praticidade. As pessoas passaram a sair menos e a valorizar mais a qualidade de vida domiciliar. Com isso, criou-se a necessidade de trazer a natureza para dentro de casa.
Esse movimento fez com que o estilo urban jungle se tornasse cada vez mais popular e, atualmente, é uma das grandes tendências de design de interiores e arquitetura. Proporcionar o contato com a natureza em grandes cidades pode ser uma tarefa desafiadora, no entanto, com as dicas certas, é possível ter os cômodos da sua casa decorados com plantas.
Quer saber mais sobre a tendência urban jungle e como trazer a natureza para dentro do seu espaço pessoal? Então, continue a leitura deste post!
Decoração urban jungle
Urban jungle é a combinação de tendências orgânicas, como a biofilia e a sustentabilidade. Nesses estilos, a predominância é de uma decoração com itens naturais, integrando bem-estar e meio ambiente. A ideia principal é utilizar muitas cores — que variam de verdes a tons terrosos — e elementos naturais, como fogo, água, plantas e pedras, para criar uma selva urbana.
- Leia também – decoração de home office: saiba como harmonizar o espaço
Quadros de folhagens, vasos com flores e ramos, móveis de madeira e itens artesanais compõem esse estilo. Além disso, a brasilidade pode ser aproveitada em decorações no urban jungle.
Nesse estilo, o bem-estar e a conexão com a natureza precisam estar bem evidentes e serem bastante explorados, já que a estética se originou com esse fim.
Como usar o urban jungle em casa?
Integrar plantas em casa pode ser um desafio. No entanto, com as dicas certas, é possível harmonizar os ambientes e criar uma bela composição no estilo urban jungle em seu espaço pessoal. Confira algumas recomendações.
Deixe a luz natural entrar
A primeira dica para que o urban jungle dê certo na sua casa é deixar a luz natural entrar. Sempre que possível, abra as cortinas e janelas, sinta a brisa de fora trocar o ar estagnado que fica dentro dos cômodos e permita que os raios solares ajudem as suas plantas realizarem a fotossíntese.
Além de ser bom para as folhagens que você cultiva, deixar a luz natural entrar na sua casa faz muito bem para você, já que melhora os ânimos e aumenta a serotonina, te deixando mais feliz.
Aposte em plantas internas
Outra ideia bacana para que você sinta a natureza dentro de casa é apostar em plantas internas. Por ser um ambiente diferente do externo, essas espécies precisam ser muito bem escolhidas, para se sentirem bem e não acabarem morrendo.
Além disso, é muito importante pensar na rotina dos moradores da casa. Escolha as opções que não são tóxicas para animais, caso você tenha um pet de estimação, bebês e crianças, e também pense na hora da limpeza, é bom que elas não atrapalhem a movimentação.
Boas opções de plantas internas são:
- Espada-de-São-Jorge
- Zamioculca
- Begônia
- Lírio-da-paz
- Samambaia
- Costela-de-adão
- Bambu-da-sorte
- Palmeira-ráfia
- Antúrio
- Ficus lyrata
Com essas opções, é possível fazer uma charmosa parede verde para destacar o estilo urban jungle no ambiente. Caso seu espaço não permita incluir tantas plantas, uma boa ideia é separar um cantinho para elas — você pode deixá-las na sala de estar, varanda ou sacada — ou, até mesmo, escolher espécies menores que podem ser dispostas em nichos e prateleiras.
Tenha sua própria horta
Uma das premissas básicas do estilo urban jungle é alinhar bem-estar com natureza — até mesmo nos grandes centros urbanos —, por isso uma boa ideia para aplicar essa tendência em seu ambiente pessoal são as hortas caseiras.
Não é necessário ter muito espaço para aplicar essa sugestão: é possível fazer um jardim vertical em apartamentos, por exemplo, e cultivar seus próprios alimentos orgânicos. Comece com o básico, plante alguns temperos fáceis de cuidar, como alecrim, salsa, cebolinha, manjericão e tomilho.
Assim que você se adaptar a plantar temperos em casa, pode dar um passo a mais e se aventurar nos vegetais, nas folhas e frutas!
Manutenção é a chave
Como o estilo urban jungle é bastante orgânico e vivo, para mantê-lo saudável e bonito é necessário que você dedique algum tempo nos cuidados das plantas e de outros objetos vegetais. Dessa forma, manter essa tendência da decoração de interiores e arquitetura, pode não ser tão fácil e prático. No entanto, os ganhos são muito vantajosos.
Por isso, lembre-se sempre de cuidar das plantas, aguá-las quando necessário, adicionar substratos e adubos, deixá-las em lugares apropriados e fazer a poda (caso a espécie precise dessa manutenção).
O canal Diycore com Karla Amadori dá seis boas dicas de como cuidar das suas plantas. Confira!
Com essas dicas simples, você consegue integrar a tendência urban jungle na sua casa sem muita dor de cabeça. Além de ser muito vantajoso para sua saúde, esse estilo permite deixar seu espaço pessoal muito mais aconchegante e bonito.
E já que você está aqui, que tal aprender a decorar a casa para o verão? Então, confira 25 dicas que separamos para você transformar seu ambiente e deixá-lo muito mais fresco e confortável nos dias mais quentes do ano. Clique no banner abaixo e confira!