Now Reading
Estilo Escandinavo na Decoração: Beleza na Simplicidade

Estilo Escandinavo na Decoração: Beleza na Simplicidade

O estilo escandinavo é uma tendência de decoração que tem conquistado cada vez mais adeptos nos últimos tempos. Elegante, simples e funcional, ele é originário dos países do norte da Europa, como Dinamarca, Noruega e Suécia. Esse estilo de decoração tem se destacado pela sua capacidade de criar espaços luminosos e aconchegantes. No post de hoje, vamos explorar as principais características desse estilo.

Beleza na simplicidade, assim é a essência do estilo escandinavo na decoração deste quarto de tons neutros e tramas naturais.

Origem do Estilo Escandinavo

O estilo escandinavo se popularizou a partir da década de 1950, porém, teve sua inspiração na casa e nas obras artísticas do casal sueco Karin e Carl Larsson. Os artistas criaram um ambiente moderno, no final do século XIX, onde a decoração valorizava elementos em madeira, tons neutros, plantas e peças artesanais. Essa influência se espalhou pelos países escandinavos, resultando em um estilo marcado pelo aconchego e beleza na simplicidade.

Características do Estilo Escandinavo

Branco: O branco é a cor central do estilo escandinavo. Ele emana a sensação de amplitude e luminosidade para os ambientes.

Madeira: A madeira, especialmente em tons claros, adiciona calor e aconchego aos ambientes. Móveis e detalhes em madeira são essenciais para compor o estilo escandinavo.

Muito branco, janelas amplas e detalhes em madeira são a essência do estilo escvandinavo na decoração de ambientes.

Luz Natural: O estilo escandinavo aproveita ao máximo a luz natural. Cômodos com janelas amplas são muito comuns nesse estilo. Cortinas leves e translúcidas permitem que a luz do dia entre livremente, iluminando os ambientes e criando uma atmosfera arejada e acolhedora.

Tons Neutros: A paleta que domina a decoração escandinava é formada por tons neutros como o branco, off-white, bege e cinza. Há quem use o preto  ou azul marinho para criar alguns pontos contrastantes na decoração. Porém, no design de interior atual, é possível inserir na decoração escandinava tons pastel, usando poucos elementos visuais de cores suaves, como rosa, verde, azul ou amarelo.

Linhas Retas: A escolha dos móveis deve seguir as diretrizes da simplicidade das formas e da funcionalidade no ambiente. Opte por peças com design atemporal e minimalista, pois são mais fáceis de combinar. As linhas retas são características marcantes dos móveis no estilo escandinavo.

A folhagem verde das plantas naturais complementam e dão frescor para a decoração escandinava.

Plantas: O estilo escandinavo valoriza a presença de plantas naturais. Complemente a decoração dos ambientes com muita folhagem verde em vasos suspensos ou apoiados no chão para deixar o espaço mais acolhedor. Se não tiver tempo para cuidar de plantas naturais, opte pelas artificiais ou por arranjos com folhas e flores desidratadas.

Elementos Naturais: Além da madeira, outros elementos naturais, como cerâmicas e fibras naturais (palha, algodão, lã e linho) são frequentemente incorporados à decoração escandinava, adicionando diferentes texturas e interesse visual aos espaços. Detalhes em couro também podem aparecer no estilo escandinavo.

Quarto infantil com elementos artesanais para decoração em estilo escandinavo.

Perfeito Imperfeito: Apesar de sua organização e funcionalidade, o estilo escandinavo, às vezes, permite uma “imperfeição premeditada”. Ela está presente em quadros apoiados no chão ou várias molduras de tamanhos diferentes decorando a mesma parede (porém, harmônicos na paleta de cores) ou até deixar alguns fios elétricos aparentes (pouco, quase imperceptível).

Estilo Escandinavo no Design de Móveis Contemporâneos

Para te inspirar a realizar a sua decoração escandinava com criatividade, confira a nossa seleção de móveis contemporâneos alinhados às características do estilo escandinavo:

Conjunto Poltrona + Puff Omoní
A textura macia do tecido bouclê off-white remete ao toque da lã e quando combinado com os detalhes em madeira maciça de Eucalipto, na cor amêndoa, fortalecem as características do estilo escandinavo para a decoração de ambientes com o conjunto formado por poltrona e puff Omoní.

Conjunto de poltrona e puff Omoní, madeira clara e tecido off-white para o estilo escandinavo.

Luminária de Chão Pelicano
O perfeito imperfeito também se faz presente na decoração escandinava. Como na harmonia das linhas retas do design da estrutura em madeira de Pinus da luminária de chão Pelicano com fio e lâmpada aparentes.

Luminária de chão com estrutura de madeira para a decoração de estilo escandinavo.

Mesa de Centro Supreme
A sofisticação da simplicidade é traduzida no design de linhas retas marcantes da mesa de centro Supreme, da MLDM.

Mesa de centro suprema feita com design de linhas retas em madeira de Eucalipto. As formas simples fazem parte do estilo escandinavo.

Poltrona UP
A essência do minimalismo (‘menos é mais’) se faz presente no design simples e atemporal da poltrona UP.

Poltrona UP com revestimento em linho na cor areia e estrutura de madeira na cor amêndoa. Tons neutros para o estilo escandinavo.

Sofá Hit
Exageros não são bem-vindos na decoração escandinava, mas o conforto é essencial e indispensável.

Você pode aplicar o estilo escandinavo em todos os cômodos da casa. Escolha móveis de design simples, aposte em tons neutros, inclua elementos naturais e crie um ambiente visualmente agradável. Lembre-se de que a beleza está na simplicidade e na harmonia.

Com estas dicas básicas, você pode transformar a sua casa em um espaço escandinavo sereno e aconchegante!

What's Your Reaction?
Adorei
0
Amei
0
Gostei
0
Não gostei
0
Não sei...
0
View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.


Pereira Móveis e Estofados Eireli | CNPJ: 13.752.763/0001-30 | Rua Eugenio Buosi, 160, Distrito Industrial, Valentim Gentil / SP
© 2022. Minha Loja De Móveis - Todos os direitos reservados.

Scroll To Top